segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Os dois princípios

Os dois princípios
Gn 1:1 e Jo 1:1

A sua história não começa com o seu nascimento. A sua história começou antes que você nascesse. Antes mesmo que seus pais ou seus avós viessem ao mundo. Existe um livro que é a sua biografia, cujo nome é Bíblia Sagrada. A Bíblia foi escrita para dar ao homem a razão de sua existência. Ela explica a origem de todas as coisas. Por isso, sua história começa em Gênesis 1:1, que diz: “No princípio, criou Deus os céus e a terra”.
Deus criou um mundo perfeito, um homem perfeito e o colocou num jardim perfeito que se chamava jardim do Éden. Nesse lugar o homem desfrutava de plena comunhão com Deus. O homem não adoecia nem morria. Sem sombra de dúvidas, o homem estava no melhor lugar do mundo. Entretanto a Escritura nos afirma que a desobediência trouxe desdobramentos terríveis para a humanidade. Como consequência da queda, o pecado entrou na raça humana e causou estragos desastrosos. Veja abaixo os principais estragos que o pecado trouxe ao homem:
1 – Separação entre o homem e Deus (Gn 3:24)
2 – O homem passou a experimentar a morte física e espiritual (Gn 2:17)
3 – A própria natureza foi abalada (Gn 3:17)
4 – As relações humanas foram afetadas (Gn 3:16)
Sendo assim, com a entrada do pecado na criação de Deus, o homem que havia sido criado perfeito e santo, tornou-se um pecador injusto. O homem que havia sido criado para viver eternamente experimentou a morte. O homem que foi criado para ter comunhão com o Eterno, tornou-se inimigo de Deus, passou a mentir, matar, roubar e destruir a própria criação. O homem que foi criado para ser livre tornou-se escravo. Depois da queda, a Bíblia traz o versículo mais triste já registrado nas páginas das Escrituras: “Deus expulsou o homem do jardim” (Gn 3:24).
Expulso de casa, o homem passou a vagar. Longe do seu lar, longe do seu Pai, afastado dos caminhos de Deus, sem vida, sem paz e sem alegria. O homem ficou completamente perdido. Foi isso o que aconteceu “No princípio”. O princípio da história do homem não foi muito feliz.
Mas a sua história não termina aqui. Deus decidiu reescrever um novo capítulo da sua vida. Assim como o Velho Testamento começa com a expressão “No princípio” , o Novo Testamento também começa da mesma forma. O apóstolo João inicia seu evangelho da seguinte forma: “No princípio era o Verbo” (Jo 1:1). Em Gênesis a história começa com a criação do homem. Em João o recomeço acontece a partir do Filho do Homem. O evangelista João afirma “E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1:14).
Desta forma, assim como a queda do homem trouxe estragos terríveis para a humanidade, a vinda do Filho de Deus restaurou o projeto do Eterno. No Novo Testamento nós encontramos a história sendo reescrita por Deus, pois Ele envia seu Filho, seu único Filho, para reconciliar o homem com Deus. Os benefícios advindos da vida e morte de Jesus Cristo aniquilaram completamente as consequências do pecado sobre o homem. Sendo assim, biblicamente, podemos afirmar que:
1 – Em Cristo, a barreira da separação existente entre o homem e Deus é removida (Mt 27:51);
2 – Em Cristo, o homem tem direito à vida eterna (Jo 11:25);
3 – Em Cristo, a própria natureza será redimida (Rm 8:21);
4 – Em Cristo, os relacionamentos humanos são restaurados (Jo 15:17).
A obra de Cristo nos ensina que Deus deseja reescrever um novo capítulo da história da nossa vida. E a nossa nova história começa com Jesus. Santo Agostinho tem uma frase célebre, onde afirma: “Criaste-nos para Vós, e a nossa alma vive inquieta enquanto não repousa em vós”. Sua vida apenas será vida com o Autor da vida!


Rev. Daniel Sampaio Mota